segunda-feira, 17 de maio de 2010

Qual é?...

O dia mais belo?-Hoje...
A coisa mais fácil?-Equivocar-se...
O maior obstáculo?-O medo...
O maior erro?-Abandonar-se...
A raíz de todos os males?-O Egoísmo...
A distração mais bela?-Trabalho...
A pior derrota?-Desalento...
Os maiores pofessores?-As crianças...
A primeira necessidade?- Comunicar-se...
De mais feliz a fazer?-Ser útil aos demais...
O maior mistério?-A morte...
O pior defeito?- O mau humor...
A pessoa mais perigosa?- A mentirosa...
O sentimento mais ruim?- O rancor...
O presente mais belo?- O perdão...
O mais imprescindível?- Orar...
O caminho mais rápido?-O correto...
A sensação mais grata?- A paz interior...
A expressão mais eficaz?- O sorriso...
O maior remédio?- O otimismo...
A maior satisfação?- O dever cumprido...
A força mais potente do universo?- A fé...
As pessoas mais necessárias?- Os pais...
A coisa mais bela de todas?- O amor...

(Madre Teresa de Calcutá)

O exercício da paciência

Esta é a história de um menino que tinha um mal caráter. Seu pai lhe deu um saco de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência, ele deveria pregar um prego atrás da porta.
No primeiro dia, o menino pregou muitos pregos atrás da porta. As semanas que seguiram, a medida que ele aprendia a controlar seu gênio, pregava cada vez menos pregos atrás da porta. Com o tempo descobriu que era mais fácil controlar seu gênio que pregar pregos atrás da porta.
Chegou o dia em que pode controlar se caráter durante o dia todo.
Depois de informar a seu pai, este lhe sugeriu que retirasse um prego a cada dia que conseguisse controlar seu caráter. Os dias se passaram e o jovem pôde finalmente anunciar a seu pai que não havia mais pregos atrás da porta.
Seu pai o pegou pela mão, o levou até a porta e lhe disse: meu filho, vejo que tens trabalhado duro, mas veja todos esses buracos na porta.
Nunca mais será a mesma.
Cada vez que tu perdes a paciência, deixa cicatrizes exatamente como as que vê aqui. Tu podes insultar alguém e retirar o insulto, mas dependendo da maneira como fala poderá ser devastador e a cicatriz ficará para sempre. Uma ofensa verbal pode ser tão daninha como uma ofensa física.
Os amigos são jóias preciosas. Nos fazem rir e nos animam a seguir adiante. Nos escutam com ateção e sempre estão prontos a abrir seu coração.

domingo, 16 de maio de 2010

Tudo o que vem de Deus é bom

Há muito tempo, num reino distante, havia um Rei que não acreditava na bondade de Deus. Tinha, porém, um súdito que sempre lhe lembrava dessa verdade. Em todas as situações dizia:
-Meu Rei, não desanime, porque Deus é bom!
Um dia, o Rei saiu para caçar juntamente com seu súdito, e uma fera da floresta atacou o Rei. O súdito conseguiu matar o animal, porém não evitou que sua Majestade perdesse o dedo mínimo da mão direita. O Rei, furioso pelo que havia acontecido, e sem mostrar agradecimento por ter sua vida salva pelos esforços de seu servo, pergntou a este:
-E agora, o que você me diz? Deus é bom? Se Deus fosse bom eu não teria sido atacado, e não teria perdido o meu dedo.
O servo respondeu:
-Meu Rei, apesar de todas essas coisas, somente posso dizer-lhe que Deus, e que mesmo isso, perder um dedo, é para o seu bem!
O Rei, indignado com a resposta do súdito, mandou que fosse preso na cela mais escura e mais fétida do calabouço.
Após algum tempo, o Rei saiu novamente para caçar e aconteceu dele ser atacado, desta vez por uma tribo de índios que vivia na selva. Estes índios eram temidos por todos, pois sabia-se que faziam sacrifícios humanos para seus deuses.
Mal prenderam o Rei, passaram a preparar, cheios de júbilo, o ritual do sacrifício. Quando já estava tudo pronto, e o Rei já estava diante do altar, o sacerdote indígena, ao examinar a vítima, observou furioso:
-"Este homem não pode ser sacrificado, pois é dfeituoso! Falta-lhe um dedo!"
E o Rei foi libertado. Ao voltar para o palácio, muito alegre e aliviado, libertou seu súdito e pediu que viesse em sua presença. Ao ver o servo, abraçou-o afetuosamente dizendo-lhe?
-Meu Caro, Deus foi realmente bom comigo! Você já deve estar sabendo que escapei da morte justamente por não ter um dos dedos. Mas ainda tenho em meu coração uma grande dúvida: Se Deus é tão bom, por que permitiu que você fosse preso da maneira como foi? Logo você, que tanto o defendeu!?
O servo sorriu e disse:
-Meu Rei, se eu tivesse junto contigo nessa caçada, certamente seria acrificado em teu lugar, pois não me falta dedo algum! Portanto, lembre-se sempre: "tudo o que Deus faz é bom."

Fantástica oportunidade

"Era uma vez uma indústria de calçados aqui no Brasil que desenvolveu um projeto de exportação de sapatos para a Índia."
Em seguida, mandou dois de seus consultores a pontos diferentes do País para fazer as primeiras observações do potencial daquele futuro mercado.
Após alguns dias de pesquisa, um dos consultores enviou o seguinte fax para a direção da indústria: "Senhores, cancelem o projeto de exportação de sapatos para a Índia. Aqui ninguém usa sapatos."
Sem saber desse fax, alguns dias depois o segundo consultor mandou o seu: "Senhores, tripliquem o projeto da exportação de sapatos para a Índia
, - aqui ninguém usa sapatos ainda". A mesma situação era um tremendo obstáculo para um dos consultores e uma fantástica oportunidade para outro. Da mesma forma, tudo na vida pode ser visto com enfoques e maneiras diferentes.
A sabedoria popular traduz essa situação com a seguinte frase: "Os tristes acham que o vento geme; os alegres e cheios de espírito afirmam que ele canta. Aí está mais um ALERTA para verificarmos de que maneira estamos passando pela vida, sem esquecer que o mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos, e a maneira como encaramos a vida faz toda a diferença."
"Enquanto uns choram, outros vendem lenços."