segunda-feira, 10 de março de 2008

Sadako e a Garça

Ela era uma menina japonesa, nascida na cidade de Hiroshima. Nasceu em 1942. Em 1945, os americanos lançaram sobre Hiroshima uma bomba atômica, que matou mais de 300 mil pessoas num só dia. Sadako tinha 3 anos e sobreviveu a toda aquela tristeza de morte e destruição. Sadako foi crescendo. Era uma menina alegre, gostava de estudar e também de praticar esportes. Estava se tornando uma atleta.
Com 10 anos, quando estava participando de uma corrida, começou a se sentir mal. Suas pernas ficaram bambas, e ela desmaiou. Foi levada às presas para o hospital. Os médicos diagnosticaram que Sadako estava com a doença da bomba. Muitas pessoas morreram quando a bomba explodiu, mas outras sofreram as consequências da bomba por um período muito longo. Sadako estava com leucemia.
Certo dia uma amiga de escola de Sadako foi visitá-la. Levou para ela uma dobradura de uma garça. A garça é uma ave muito querida entre os japoneses. A amiga de Sadako, entregando a dobradura, disse que se ela fizesse 1.000 dobraduras como aquela, poderia realizar um desejo, pois existe a lenda que diz que a garça vive mil anos. Sadako chegou a dobrar 646 e morreu.
No dia do seu enterro, vieram crianças e trouxeram 354 garças dobradas, aquelas que faltavam para para completar 1.000 dobraduras de garças foram colocadas no túmulo de Sadako. O desejo dela era que no mundo houvesse PAZ, que nenhuma criança morresse em consequência da guerra, que entre as pessoas pudesse haver mais PAZ e AMOR.
A garça ficou conhecida como símbolo da PAZ. Na cidade de Hiroshima, ergueram um monumento em homenagem a Sadako.

Nenhum comentário: